Olá!!!!

.

Quem sou eu?

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Contadora de histórias e escritora de literatura infanto-juvenil. GOSTO de contar histórias, do pôr-do-sol no Gasômetro, de desenho animado, da Feira do Livro, da História do RS, das cores roxo, preto e branco, de melancia, saladas verdes e massas, de sair com os amigos, de passear com a família, da comida da minha mãe, de dormir tarde, de acordar mais tarde ainda e de viajar!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

BETO E FÊ... 4º livro


O ÚLTIMO GUARDIÃO


Beto entrou correndo e passou pela porta da igreja. Imensa. De pedra. E pensando que ali seria encontrado muito fácil, correu para um canto ao lado direito. Na placa verde, espetada no chão, leu: batistério. É ali também não era um bom lugar. Espera! No alto! Uma fenda no encontro das paredes! Se ele escalasse... não era tão alto... Dois metros. Parecia escuro... Perfeito! Mas, e se tivesse alguma aranha por ali? Ele não era medroso mas... aranha? Ele não gostava delas! O barulho de passos que chegavam correndo fez com que ele se enfiasse no beco escuro. Azar! Ele precisava se esconder.
De onde estava não conseguia ver a porta da igreja. Era realmente uma fenda... No começou imaginou que era uma rachadura provocada pelo tempo. Pelo barulho percebeu que alguém entrou. Entrou correndo e rumou para o fundo. Silêncio absoluto. Mesmo assim Beto não tinha a menor intenção de sair dali. Nem vontade.
Percebeu que dois deles estavam na porta da igreja. Falavam baixo. Era a polícia! Mas ele não podia ser encontrado!!! E pensou que talvez fosse Fernanda quem tinha entrado antes. Que droga! Se tivesse visto teria chamado!
Sentiu um frio na barriga quando ouviu:
- Algo me diz que ele está aqui... em algum lugar!
- Que nada! Ele tá longe! Acho até que sumiu pra pousada! Melhor procurar as gurias... será bem mais fácil!
No escuro das ruínas de São Miguel Arcanjo Beto sentiu seu estômago dar duas voltas. Ele precisava achar as meninas. Não podia deixar que aqueles dois... que eles pegassem elas! Precisava despistá-los!
Prendeu a respiração e se preparou para descer e correr. Levaria os caçadores para longe dali! Longe das meninas.
Porém os dois foram mais rápidos e correram para o fundo da igreja. Ele sabia que uma das gurias estava por lá. E se fosse a Fê? Coitada da Bel!
Espera! Alguém vinha correndo pela frente. Estava na porta... Certo que era uma delas! E era!
Fernanda vinha desesperada. Não! Eles não iriam encostar nenhum dedo nela. Já tinha dado três voltas na grande ruína. Tinha medo de parar! Mas precisava. Rumou para a lateral da esquerda e foi dar no batistério. A mesma placa espetada no chão e nenhum lugar para se esconder.
Lá de cima Beto viu Fernanda se aproximando e a cara de decepção por não encontrar nada ali. Viu seu desespero quando os guardas falaram mais alto. Eles estavam ali... bem perto.
Como um tigre sorrateiro, Beto ficou esperando que ela virasse de costas. Não queria que ela se assustasse e... gritasse! Lembrou dos filmes e em como os heróis escondiam e salvavam a mocinha. E, quando ela virou, sorrateiramente pulou e enfiou a mão na boca.
Fê arregalou os olhos sem saber o que acontecia.
- Xiiii! – fez ele no ouvido dela enquanto a puxava para a parede – Sou eu!!! Sou eu!!!
Respirou aliviada. Que bom que era o Beto... tri bom! Então eles escalaram a parede... primeiro as damas... com direito a pezinho e tudo. Depois ele.
Aquele lugar era mais apertado que um túmulo. Parecia um sarcófago! Mal tinha lugar para um!
Ele sentiu o cheiro dela e pensou que era o melhor cheiro do mundo! Ela imaginou que ele poderia ser um anjo da guarda! O dela.
Mais uma vez o silêncio. Tão grande quanto a igreja. A respiração e... um grito! Era a Bel.
- Ai... me soltem! Tira essa mão gordinha de mim, Toninho ! – gritou ela enfrentando os dois.
- Não tem jeito, mocinha ! – disse ele como se realmente fosse um policial – A senhorita está presa. Tem direito a ficar calada e tudo o que disser poderá ser usado contra a senhorita no julgamento! – e olhando para o Toshio.
- Detetive Shoio! As algemas!
Toshio não agüentou:
- Fala sério, Antônio. Shoio? Isso não é nome de guerreiro!
- Tá, Toshio, tá... foi a primeira coisa que eu lembrei. E as algemas?
- Ai, senhores... não é necessário! Ficarei com vocês!
No beco, Beto e Fê riam do que ouviam. Shoio? Shuashuashua... Ouviram quando Antônio gritou:
- Tá legal! Eu desisto... podem sair! Eu sei que vocês estão aqui... em algum lugar!
- É amigos... chega de Polícia e Ladrão! Tô cansadinha!
Beto e Fê ouviram os amigos chamando.
- Melhor descer, né! – disse ela pensando que poderia ficar ali o resto da vida.
- É... melhor!
Beto pulou na frente. Fê, de costas, começou a deslizar pelas pedras. Firmava os pés e as mãos nas pedras mais salientes. De-va-gar! Uma vontade de escorregar... Ainda bem que ela olhou para baixo! O Beto já estava na porta da igreja, acenando com os braços. Ai... que mongolão!
- Ou... aqui!
E os outros chegaram correndo. Antônio quis saber:
- Aí... vocês foram onde?
- É... – falou Toshio – onde?
Fernanda, que já estava cansada, foi quem respondeu:
- Muitos... muuuuuitos lugares! Quer saber – continuou lembrando que talvez o Beto não “tava nem aí” pra ela – melhor ir pra lá!
E pensou que nem parecia último dia do ano. Não passava de uma quarta-feira qualquer.
Ninguém entendeu. Deve ter lembrado da mãe, pensaram eles.
To be continued...

11 comentários:

desconsidere disse...

Gostei.

ralf disse...

oi sou eu,raphaela eu tou amando o que tu escreveu.tente escrever mais livros do beto e da fê.
são tão legais que não dá para parar
de ler.muita coisa eu e a fê temos em comum,o time,a bebida predileta,a sobremesa.e muitas outras coisas que falam na maioria dos livros que vc publica e eu sou sua fã N1.
PUBLIQUE ótimos livros e,
boa sorte

guilherme disse...

Estou amando

João Pedro Wilson Dias disse...

oi adorei seus livros um ano especial, um dia especial e as aventuras de Beto e Fê.Vou começar a ler seu novo livro as aventuras de Beto e Fê o último guardião.Espero gostar dele e também espero que você faça mais livros do Beto e da Fê.

um abraço,
João Pedro

pamela barbosa disse...

eu quero um livro de presente, amo er...
Moro aki no estado do Amapá...

vc tem este livro em PDF.
mande pro meu e-mail por fabvor..
anantapsb@hotmail.com

beijos,

Foi o Penha que me indicou vc!
abraços

Anônimo disse...

muito lega essa parte eu pretendo comprar ele. eu so li o que você postou no blog e achei mô maneiro, eu so de Porto Alegre e estudo no colégio marista ipanema. Eu acho muito legal os livros da coleção Beto e Fê

Anônimo disse...

olá eu sou nathalia de canoas colegio espirito santo eu e minha turma estamos lendo o livro um dia especial é mto legal ! Eu gostaria que vc viesse nos visitar ...




te adoro bjs.
nathalia prates santiago !

luisa disse...

ola meu nome e luisa giordani de oliveira,tenho 10 anos, estou na 5 serie, adorei ler seu livro UM DIA ESPECIAL esto trabalhando com o livro no colegio e è muito legal
a minha professora quer muito que você venha a qui na escola conversar com a gente o nome da minha professora e Èlida e ela nòs contou que seus livros são muito legaia eu pretendo ter a colesão inteirinha que a minha melhor amiga disse que são muito legais adoreoi o blog e muito legal mas gostaria de te conhecer parese que você è um amor de pessoaraord

Anônimo disse...

OLA MEU NOME É BRUNA LOPES , SOU UMA GRANDE FÃ SUA , GOSTO MUITO DE SEUS LIVRO . TU JA ME DEU UM AUTÓGRAFO NA FEIRA DO LIVRO MAIS JA FAZ UM TEMPINHO . SABE GOSTO MUITO DOS PERSONAGENS BETO E Fê E TAMBEM GOSTO MUITO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE . NO SEU BLOG FALA DOS FILMES QUE VOCE MAIS GOSTA E UM DELES É NARNIA , EU TENHO ESSE FILME E GOSTO MUITO DE VER .
BEIJOS

vinicius allgayer breitenbach da silva disse...

adorei o seu blog
vinicius de canoas

LUIZA disse...

LEIA É A LUIZA EU SOU LOUCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PELOS SEUS LIVROS LI:PASSARINHO CHAMADO MARIO,UM DIA ESPECIAL,UM ANO ESPECIAL E ESTOU PARA LER O SEGREDO DA MOEDA .VOU FALAR UM POUCO DE MIM SOU DE CANOAS TENHO 10 ANOS EESTUDO NO COLEGIO SAO JOAO E QUANDO VAI LA?PORFAVOR RESPONDA OK?AMEI SEU BLOG SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU LOUCA POR VC *****BEIJOS LUIZA*****