Olá!!!!

.

Quem sou eu?

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Contadora de histórias e escritora de literatura infanto-juvenil. GOSTO de contar histórias, do pôr-do-sol no Gasômetro, de desenho animado, da Feira do Livro, da História do RS, das cores roxo, preto e branco, de melancia, saladas verdes e massas, de sair com os amigos, de passear com a família, da comida da minha mãe, de dormir tarde, de acordar mais tarde ainda e de viajar!!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

De onde vem as ideias?



Ideia é algo esquisito. Essas dos livros então... são incontroláveis e... surpreendentes.
Escrever é diferente de ler. Tá, eu sei que não é novidade! Mas tô falando do que acontece com a gente. Quando estamos lendo, na cabeça, a história começa a acontecer... parece um filme... um desenho animado. Se há ilustrações no livro, imaginamos a partir daquela ilustração. Se o livro não for ilustrado, cada um cria a sua imagem... as suas ilustrações... o seu filme na cabeça.
Para escrever, acontece o contrário. O filme acontece antes. Eu imagino os personagens, o lugar e mais ou menos o que vai ter na história. O problema é que na maioria das vezes não controlamos os personagens. É sério!!! Eles tem vontade e liberdade para fazer as coisas. Quanto a mim, sou apenas aquela que descreve o que eles fazem... às vezes dou alguma ideia... outras corto o que eles estão fazendo. Assim vamos indo: eu... Beto... Fê... Miroca e os sobrinhos... o passarinho Mario... o Quero-Quero... e mais um montão de personagens que só aparecem numa história, para dar uma dica, e vão embora. Às vezes aparecem noutro dia, em outro livro, e aí acabam surpreendendo e fazendo sua própria história!

9 comentários:

Ísis F. disse...

Adorei seu post sobre idéias Léia, e concordo totalmente! Eu já escrevi 3 contos oficiais e estou postando o meu 4º no blog e adoro escrever sobre diferentes personagens!

Julie disse...

Olá Léia, tudo bem? Quero dizer a você que adoro o seu trabalho. Minha infância se resume no livro "um ano especial", cada vez que ia até a biblioteca era para retirar seu livro, e não é só comigo, hoje na escola há mais de 10 livros de "um ano especial" a criançada - e os adolescentes-, amam as suas histórias. Beijos, Julie Passos.

Gregor disse...

Oi!
Meu nome é Gregor, tenho 10 anos, estudo no Colégio Espírito Santo, em Canoas e estamos lendo seu livro, "Um Dia Especial" e estou gostando, pois mostra as tradições do Rio Grande do Sul. Adorei seu cabelo azul, muito lindo :) Também vou pintar o meu assim, hehe.
Espero que qualquer hora você venha visitar o nosso colégio.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola meu nome é Samuel do colegio Espirito Santo eo seu livro De onde vem as ideias? parese ser muito interesante um livro que esplica de onde vem as nossa ideias deve ser muito legal tem ideias que são boas e outras não mais eu prefiro as bouas se vose pudese me responde no imail Samuellopes@hotmail.com

Vitor disse...

Oi, meu nome é VICTOR eu estudo no Colégio Espirito Santo
Estamos lendo o seu livro "Um Dia Especial" eu to adorando foi muito bem criado xau te espero aqui a
outra adorei seu
cabelo xau hahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.2010

Anônimo disse...

Olá, gostamos muito dos seus livros e gostaríamos que você viesse a nossa escola Espírito Santo Canoas RS, para nos contar sobre seu livro "UM DIA ESPESIAL"

Anônimo disse...

ronaldo!!!!!!!

George disse...

Ola , adorei o seu site e temos uma coisa em comum adoramoramos, Harry Potter . Eu vi toda a temporada . Em fim, eu li o seu livro que estamos estudando , e achei super bacana. Desde então virei um fã de livros, muitos seu é claro.

Bjs , Tchau

Anônimo disse...

sou o erick gostei de voce moro em canoas sou gremista gosto do seus livros tenho 10 anoS TENHO SEU LIVRO UM DIA ESPESIAL ESTOU NA ESCOLA ESTA UMA PORCARIA AQUI ESCOLA ESPIRITO SANTO ESTOU COM MEU COLEGA VICTOR .