Olá!!!!

.

Quem sou eu?

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Contadora de histórias e escritora de literatura infanto-juvenil. GOSTO de contar histórias, do pôr-do-sol no Gasômetro, de desenho animado, da Feira do Livro, da História do RS, das cores roxo, preto e branco, de melancia, saladas verdes e massas, de sair com os amigos, de passear com a família, da comida da minha mãe, de dormir tarde, de acordar mais tarde ainda e de viajar!!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DICAS DE ATIVIDADES PARA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:




- Em uma roda de conversa levante a discussão sobre o que significa a palavra "independência": calçar e amarrar os sapatos sozinho, tomar banho sozinho, comer, arrumar a cama e fazer a lição sozinho, entre outros.

- Animação sobre a Independência no site SMARTKIDS para baixar gratuitamente AQUI!

- Curiosidades para sala de aula: Você sabia?
• O nome completo de D. Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. 
• Na fuga da família real para o Brasil, D. Pedro I era apenas um menino e tinha 9 anos de idade. 
• O imperador adorava esportes, principalmente equitação. Também era apaixonado por música. Ele é responsável pela música do Hino à Independência do Brasil, que tem a letra de Evaristo Ferreira da Veiga.
(Fonte AQUI! - Nesse site tem outras diversas dicas!)

- Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
(Fonte: AQUI! - seria interessante também trazer algumas imagens daquela época, séc XIX)

Nenhum comentário: