Olá!!!!

.

Quem sou eu?

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Contadora de histórias e escritora de literatura infanto-juvenil. GOSTO de contar histórias, do pôr-do-sol no Gasômetro, de desenho animado, da Feira do Livro, da História do RS, das cores roxo, preto e branco, de melancia, saladas verdes e massas, de sair com os amigos, de passear com a família, da comida da minha mãe, de dormir tarde, de acordar mais tarde ainda e de viajar!!!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

DICAS DE ATIVIDADES PARA A SEMANA DA PÁTRIA:



* Trabalhar o Hino Nacional com a letra e um vídeo (caso as crianças tenham o hino disponível no livro didático usa-se aquele, caso contrário, distribui-se uma folhinha)

Link para o hino AQUI!
Link para o vídeo do hino AQUI! (após o vídeo perguntar aos alunos como eles perceberam que as crianças do vídeo estavam cantando – postura e mão direita no coração)

* Trabalhar o significado de palavras do hino que eles não conhecem. Link AQUI!

* Seria interessante também trabalhar com as crianças sobre o Cruzeiro do Sul. Quando se trata de curiosidades elas adoram! Link AQUI!

* Pedir para que as crianças pesquisem e tragam de casa nome de pessoas, reportagens, recortes, etc, de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc. (seria interessante até retomar as olimpíadas e falar sobre as medalhas que nosso país conquistou através de nossos atletas) (Fonte AQUI! - atividade adaptada)

* Preparar com as crianças um livro coletivo, no qual cada estrofe será identificada e ilustrada por meio de desenhos.

* Dividir a turma em grupos de 4 alunos e pedir que cada equipe represente uma estrofe.

* “Em roda falar sobre os símbolos nacionais: a Bandeira, projetada em 1889 e que deve ser hasteada nas escolas uma vez por semana; as Armas, símbolo que deve ser usado no Palácio do Presidente da República e em outras sedes do governo; e o Hino nacional. Questione se os alunos já escutaram o Hino e em quais momentos é tocado (solenidades oficiais, competições esportivas, ocasiões de hasteamento da bandeira, cerimônias de formatura).” (Fonte AQUI!)

* E que tal ao final de todas essas atividades montar em papel pardo o mapa do Brasil ilustrado com as estrofes do Hino? Para saber mais clique AQUI! (Estou fazendo este com meus alunos e amanhã posto uma fotinho para vocês verem como ficou :D)


/ Beijinhooos Jéssica Giacomin

Nenhum comentário: